Home Cinema Nômade Bergman, Ingmar • O Ovo da Serpente 14/09/2007

Bergman, Ingmar • O Ovo da Serpente 14/09/2007

Projeção em Cerqueira César, São Paulo - SP

Das Schlangenei
120 minutos
1977 

das-schlangenei

O filme O Ovo da Serpente do diretor Ingmar Bergman faz parte de um ciclo de três eventos acerca do nazismo.

Foram exibidos no mês de agosto os filmes Noite e Neblina do diretor Alain Resnais e Triunfo da Vontade da diretora Leni Riefenstahl como a primeira parte do ciclo. Na seqüência, em outubro, apresentaremos o filme Europa, de Lars Von Trier.

Essa série propõe multiplicar as perspectivas e refinar as análises que atravessam um tema tão batido quanto mal compreendido como o Nazismo, ofuscado pela manipulação das visões dicotômicas, pelos usos maniqueístas que fazem da política da vingança uma condição institucional e um grande negócio. O contágio pestilento dos modos de impotência humanos em relações micro-fascistas que fazem cada corpo servir de combustível para uma política do ódio, que se alimenta da morte e das paixões tristes, não é privilégio de um povo, de uma nação ou um mero acidente na história do homem. Ele brota em terreno comum onde são cultivados carrascos e vítimas; seus pressupostos e desdobramentos seguem atravessando nossos corpos e mentes, nutrindo muitas camadas e zonas desconhecidas do humano que seguem imperceptivelmente proliferando através do grande corpo canceroso das nossas formações sociais. (escrito por Luiz Fuganti)


 

Adicionar Comentario


Security code
Atualizar

Cinema Nômade

selo_cultura_viva

Busca

Filmes da Rede

 

Ponto de Cultura

.


local

Siga-nos nas Redes Sociais

    
Gostaríamos de saber como você chegou até o site da Escola Nômade de Filosofia:
 

Sobre a Escola

Desde março de 1986 promovemos movimentos culturais por meio de eventos, palestras, oficinas e cursos. Nossas práticas são frutos do investimento em modos ativos de existir. Trabalhamos o devir e a criação através de uma filosofia inseparável dos princípios autônomos da própria natureza. Desse investimento criativo resulta, como efeito necessário, toda uma crítica dos modos sedentários de viver, sentir, agir e pensar, cuja prática opera uma desconstrução da forma que tomou o pensamento, tanto no Ocidente quanto no Oriente.