quinta-feira , 30 março 2017
Início / Ações / Movimentos Nômades de Cultura: Olhares de Dentro

Movimentos Nômades de Cultura: Olhares de Dentro

Movimentos Nômades de Cultura são movimentos emergentes e focos criativos de cultura que produzem maneiras autônomas de existir e na transversalidade das diferenças. Investem na diversidade dos processos inventivos que nos tocam partindo das urgências de tudo o que vive. Assim retomam forças imperceptíveis que compartilham e colocam em ressonância modos singulares de expor, dispor e produzir o real.

Investe-se na transversalidade dos movimentos criativos que nos tocam e que podem contribuir para a amplificação e intensificação de ações e alianças; um colocar-se em movimento partindo de inquietações e interesses mais urgentes, e então compartilhar modos singulares de expor e dispor os elementos do problema que nos atravessam.


Laboratório de Pesquisa e Criação em Cinema Documentário: Memórias e Futuros

O objetivo específico do Laboratório é a pesquisa, criação de roteiro e filmagem para a composição de uma série de vídeos documentários de curta duração a serem exibidos em mostra aberta ao público.

Método: desenvolver a potência de criar acontecimento nas práticas de registro audiovisual a partir da apreeensão das emergências de zonas relevantes de tensão social. Interrogando os modos de atenção, apreensão e registro, problematiza os enquadramentos e suas durações, suas linhas de continuidade e seus cortes, suas conexões intrínsecas e/ou extrínsecas ao processo que os atravessa. Investe-se na modulação da iluminação, fazendo coincidir modos de iluminar o real-existente e modos de fazer existir ou criar o real-virtual. Esse método (registrar o acontecimento, jamais o fato) pode possibilitar a formação de uma tipologia de enquadramento. E nesse sentido, escolher e investir em políticas da luz ou dos modos de sentir. Dentre essas linhas políticas da sensação, uma das principais é aquela que privilegia a criação de jeitos singulares de apreender vozes, comportamentos e gestos silenciados, subsistentes, insistentes e inauditos, com condições precárias e frágeis de expressão. Aplicando a atenção na apreensão das zonas invisíveis do visível - mas que fazem ver ou o impedem -, ou insensíveis do sensível - mas que fazem sentir ou o impedem-, e nas zonas indizíveis do dizível - mas que fazem dizer ou o impedem.

A participação ocorre através do interesse em compartilhar matérias de expressão, presenças, urgências, idéias, criações,e no desejo de se experimentar em relação.

Tema a ser abordado nos documentários: devires étnicos minoritários entre populações e/ou grupos afrodescendentes e indígenas - manifestações vivas ascendentes de culturas indígenas e de matrizes africanas hoje na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da incorporação das suas forças no cotidiano e no modo de compor as relações de sociabilidade, suas diferenças e memórias capitalizadas como criação de novos modos de civilidade: transmutações culturais.

Outros objetivos: promover a formação do olhar, criar novos modos de perceber, contribuir com a emergência de maneiras éticas de agir e com a formação de um público ativo. Nesse sentido, o projeto busca criar condições para a emergência de novas modalidades ativas de existir, tornando assim possível a superação das mais variadas formas de coação e rebaixamento do ser humano, utilizando-se das artes como meio propício para induzir não só a criatividade, mas também uma reação ativa por parte da comunidade.

Recomendamos

Curso intensivo da obra Genealogia da Moral (Friedrich Nietzsche)

Curso intensivo centrado na obra Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche ministrado pelo professor e filósofo Luiz Fuganti. Para entender a lógica da mente humana dominante nas formações sociais atuais. As três lições do Ressentimento em Nietzsche.

Por favor, utilize o espaço abaixo para afirmar seu comentário. Caso queria fazer perguntas ou trazer alguma demanda, pedimos que utilize o link CONTATO no menu de topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *