Início / Cursos à distância / Nietzsche e a Invenção da Moral: uma Genealogia do Bem e do Mal

Nietzsche e a Invenção da Moral: uma Genealogia do Bem e do Mal

de Friedrich Nietzsche, ministrado por Luiz Fuganti

Abordagem do curso:

Fundamental para o entendimento da filosofia da diferença, a obra Genealogia da Moral é um acontecimento decisivo para quem quer experimentar e praticar uma mudança essencial nos modos de viver do homem. O curso é destinado tanto àqueles que já conhecem Nietzsche quanto àqueles que ainda dele não se aproximaram ou mesmo que não conhecem a própria filosofia da diferença.

1º ato: Criação das forças do homem

A emergência do homem como aquele que cria valores e faz a diferença dos modos de existir (ética e estética). O combate da ética da diferença como potência e a insalubridade da moral da igualdade como expressão da vontade de controle e sujeição das potências de diferir da vida.

2º ato: Declínio do homem

Emergência dos homens de olhar de bronze, fundadores de estado e consequências para a interiorizarão das forças: a multiplicação da dor.

As três ficções ou formas de sacrifícios que o padre inventa: a dívida infinita e culpabilidade do desejo (minha culpa); o ressentimento (tua culpa) e as políticas de contágio do ódio às diferenças; a crença no ideal como mundo superior à existência, o nada de um verdadeiro mundo (culpa deste mundo aparente do devir, material e temporal, dívida da existência em geral).

O domínio dos modos coagidos e a emergência das formações de soberania ou de dominação do mais vil: niilismo e o triunfo dos sistemas sociais organizados pelo juízo (de um deus que nega e/ou de um homem que “reage”) sobre a vida.

Políticas piedosas do ressentimento e sua complacência que mascara o ódio gregário dos coletivos com relação aos tipos de vida que fazem a diferença ou singularizam a existência.

Os valores “bom” e “mau” dos modos nobres de viver e a mais triste inversão: a compaixão como valor superior.

3º ato: Retorno da criação

Retorno ativo e a crueldade dos combates daqueles que dizem sim às diferenças intensivas e não à tristeza da compaixão como critério de escolha, junto aos que propagam a fraqueza como condição de conservação dos seus poderes.

Emergência de tecnologias de memória e a invenção da memória de futuro: adestramento e seleção.

Superação dos modos reativos do homem existir e o desejo transmutado: um novo tipo de pensamento e corpo como potência de criar eternidade no existir.

Curso Intensivo:

  • Duração: 6h40 (3 aulas)
  • Acesso online disponível por três meses
  • Curso oferecido em vídeo

R$ 220,00 em até 6x sem juros
Matricular no curso

Recomendamos

Novo curso intensivo à noite: Nietzsche e o Ressentimento

Curso intensivo centrado na obra Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche ministrado pelo professor e filósofo Luiz Fuganti. Para entender a lógica da mente humana dominante nas formações sociais atuais. As três lições do Ressentimento em Nietzsche.

Por favor, utilize o espaço abaixo para afirmar seu comentário. Caso queria fazer perguntas ou trazer alguma demanda, pedimos que utilize o link CONTATO no menu de topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *