quinta-feira , 23 fevereiro 2017
Eventos
Início / Cursos à distância / A Evolução Criadora

A Evolução Criadora

de Henri Bergson, por Luiz Fuganti

Abordagem do curso:

Cruzaremos conceitos de Bergson com os de Spinoza, Nietzsche, Deleuze e Foucault na questão do saber racional ou do pensamento simbólico como função da ação e/ou função de poder nas sociedades contemporâneas, disciplinares e de controle versus o pensamento intuitivo criador de valor.

A razão do Acontecimento primeiro, infinito, eterno e sempre inédito, coincide com a necessidade radical de uma potência absoluta de existir. É impossível que na extrema ponta de cada presente vivo o Mesmo ou a Identidade do Ser como fundamento último retorne, se sobreponha ou sobreviva à diferença do Devir.

Natureza do devir e o sentido dos movimentos de diferenciação da vida: suas ramificações nos processos de conhecimento (torpor, inteligência, instinto); nos modos de ação/movimento/técnica e nas formas de organização social/coletiva. Os caminhos de abertura para o devir criativo, constitutivo do vivo ou liberdade como potência de constituir o novo, sem carecer de origem nem finalidade, e as capturas, fechamentos, coações e servidões: crítica aos pressupostos afetivos, imaginários e linguísticos das ciências da natureza (física etc), das ciências da vida (biologia etc), das ciências humanas (sociologia, antropologia psicologia etc) e da metafísica a partir da problematização das noções de evolução da existência, duração cumulativa do movimento da matéria, transmissão continuada da memória, aprendizado e atenção. Do inato e do adquirido; do mecanismo e da finalidade, etc. Abordagem através do método da intuição filosófica ou duração diferencial do pensamento.

Curso Intensivo:

  • Duração: 9 horas (3 aulas)
  • Acesso online disponível por três meses
  • Este curso é oferecido em áudio

R$ 108,00 até 6x em juros
Matricular no curso

Recomendamos

Corpo, Linguagem e Máquina de Guerra

Provocar a descoberta das potências que operam no coração de nosso desejo, atravessando corpo e mente, e que tanto podem nos escravizar, ameaçar e destruir, como nos levar a produzir a dimensão autônoma, singular, diferencial e afirmativa de nós mesmos, tornando-nos capazes de tomar a vida nas mãos e criar o próprio destino. (...)

Por favor, utilize o espaço abaixo para afirmar seu comentário. Caso queria fazer perguntas ou trazer alguma demanda, pedimos que utilize o link CONTATO no menu de topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *