Início / Cursos à distância / A Evolução Criadora

A Evolução Criadora

de Henri Bergson, por Luiz Fuganti

Abordagem do curso:

Cruzaremos conceitos de Bergson com os de Spinoza, Nietzsche, Deleuze e Foucault na questão do saber racional ou do pensamento simbólico como função da ação e/ou função de poder nas sociedades contemporâneas, disciplinares e de controle versus o pensamento intuitivo criador de valor.

A razão do Acontecimento primeiro, infinito, eterno e sempre inédito, coincide com a necessidade radical de uma potência absoluta de existir. É impossível que na extrema ponta de cada presente vivo o Mesmo ou a Identidade do Ser como fundamento último retorne, se sobreponha ou sobreviva à diferença do Devir.

Natureza do devir e o sentido dos movimentos de diferenciação da vida: suas ramificações nos processos de conhecimento (torpor, inteligência, instinto); nos modos de ação/movimento/técnica e nas formas de organização social/coletiva. Os caminhos de abertura para o devir criativo, constitutivo do vivo ou liberdade como potência de constituir o novo, sem carecer de origem nem finalidade, e as capturas, fechamentos, coações e servidões: crítica aos pressupostos afetivos, imaginários e linguísticos das ciências da natureza (física etc), das ciências da vida (biologia etc), das ciências humanas (sociologia, antropologia psicologia etc) e da metafísica a partir da problematização das noções de evolução da existência, duração cumulativa do movimento da matéria, transmissão continuada da memória, aprendizado e atenção. Do inato e do adquirido; do mecanismo e da finalidade, etc. Abordagem através do método da intuição filosófica ou duração diferencial do pensamento.

Curso Intensivo:

  • Duração: 9 horas (3 aulas)
  • Acesso online disponível por três meses
  • Este curso é oferecido em áudio

R$ 108,00 até 6x em juros
Matricular no curso

Recomendamos

Curso intensivo da obra Genealogia da Moral (Friedrich Nietzsche)

Curso intensivo centrado na obra Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche ministrado pelo professor e filósofo Luiz Fuganti. Para entender a lógica da mente humana dominante nas formações sociais atuais. As três lições do Ressentimento em Nietzsche.

Por favor, utilize o espaço abaixo para afirmar seu comentário. Caso queria fazer perguntas ou trazer alguma demanda, pedimos que utilize o link CONTATO no menu de topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *